top of page

Você conhece o Método ou Ferramenta SMART para alcançar suas metas?

Atualizado: 13 de mai. de 2021


O SMART é uma ferramenta aplicada sempre que você precisa alcançar uma meta ou objetivo bem definido. Primeiro, vamos deixar claro que as metas SMART se aplicam a tudo, em qualquer área da vida pessoal ou profissional.


O objetivo desta ferramenta é ajudá-lo a construir objetivos tangíveis e ajudá-lo a alcançá-los. Desta forma, o mais importante é deixar claro qual é a meta, por exemplo: desejos não são objetivos, tarefas não são objetivos. Metas são objetivos quantificáveis ​​e bem definidos, também são temporárias e totalmente limitadas no tempo – possuem prazo.


Em outras palavras, emagrecer não é uma meta bem definida. Porém, eliminar 10 quilos em 6 meses já fica mais preciso para traçar suas ações e alcançá-las com o método SMART.


As metas SMART são indicadas por letras e cada letra atende a um requisito a ser definido.

Peter Drucker, considerado o pai da gestão moderna criou o método “SMART”, que significa “inteligente” em inglês. Além disso, este termo tem uma abreviatura de 5 palavras do idioma inglês que resume as principais características que devem estar no objetivo do S.M.A.R.T:

  • “S” especific (específica);

  • “M”mensurable (mensurável),

  • “A” attainable (alcançável/atingível);

  • “R” relevant (relevante);

  • “T” time based (temporal/com prazo).

Portanto, ao preparar uma meta SMART, ela deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e ter um prazo específico para sua implementação. Preenchendo em uma planilha simples ou onde preferir esses 5 itens, você conseguirá avaliar melhor sua meta e descrever os passo-a-passo para conquistá-la.


Importância do Método SMART

Ferramenta fundamental para quem busca obter objetivos (de todos os tipos), pode ser algo que faltou à sua vida. Você percebeu que estamos cercados de informações o tempo todo?


Vida social, vida profissional, vida pessoal… Às vezes a gente cansa de pensar nas tantas tarefas e responsabilidades que temos que cumprir, não é? Mas não se preocupe um coach profissional pode te ajudar neste processo também.


Pense na sua vida profissional, por exemplo, quantas vezes você se perdeu no caminho para atingir seu objetivo? Metas muito gerais e amplas não melhorarão sua produtividade ou os resultados de seu negócio. O método SMART é bem mais do que isso.


Levantamento da CNDL (Confederação Nacional dos Comerciantes) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) constatou que 83% dos respondentes não conseguiram cumprir nenhuma das metas planejadas para 2019, principalmente a arrecadação de recursos (22%). Se fosse esse o caso em 2019, você pode imaginar qual será o resultado de 2020 e 2021? Além disso, com uma pandemia que ninguém esperava…, mas não se preocupe, existe um método que o ajudará a decolar, planejar e realizar seus objetivos com precisão e eficiência (mesmo no meio de uma pandemia).


Realmente o método SMART poderá te ajudar a organizar a sua vida pessoal e profissional. Veja o quadro de exemplo do método SMART:


Resumindo…

Nos exemplos acima, você pôde ver como colocar as metas SMART em prática. Devemos sempre lembrar que metas são necessárias para garantir consistência em nosso dia a dia.


Por isso, é tão importante colocá-los da melhor forma possível para que você tenha um direcionamento.


Portanto, considere observar o contexto da organização e refletir sobre os principais problemas que precisam ser resolvidos. E, se necessário, use um software para estruturar e acompanhar o progresso das metas.



 





PRODUTOS

NOSSOS SERVIÇOS

  • Disponível online

    Agende sua terapia com o profissional.

    200 Reais brasileiros
  • Disponível online

    Agendem com o Especialista.

    350 Reais brasileiros

LEITURA

bottom of page