top of page

Qual a fonte de sua força?



O Instituto Gallup gastou, nos últimos 40 anos, milhões de dólares em pesquisas, entrevistando milhões de profissionais de sucesso e estudando seus comportamentos para descobrir o que faz com que sejam tão bem sucedidos, qual a fonte de seu sucesso.


As pesquisas revelaram que o segredo desses profissionais bem-sucedidos é que usam suas energias para aprimorar aquilo que fazem melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano.


Foi um estudo sistemático da excelência em todas as diferentes áreas profissionais. A partir dele, criou-se um rico manancial de depoimentos do qual foram extraídos 34 padrões chamados de “temas” predominantes do talento humano.

Eles não captam cada uma das particularidades de cada ser humano. Isso seria impossível. Mas, usados com discernimento e bom senso, podem captar os padrões singulares que embasam a vida de cada pessoa.


Esses 34 padrões e suas muitas combinações “são a melhor ferramenta possível para explicar a mais ampla gama de excelência profissional”, segundo Donald O. Clifton, em seu livro Descubra seus Pontos Fortes.

  • Você tem a oportunidade, diariamente, de fazer o que faz de melhor?

  • Você gasta muito tempo tentando melhorar habilidades em que você já é muito bom?

Se fizéssemos essas perguntas às pessoas que são excelentes em algo, certamente as respostas seriam sim e sim.


Você pode começar sua descoberta identificando e entendendo suas habilidades comportamentais genuínas, aquilo que faz melhor e sem esforço. Como se trata de pensamentos e ações espontâneas, que você pratica sem pensar, é possível que você não os reconheça como uma habilidade especial, que nem todo mundo tem. Mas é nas suas habilidades naturais que se encontra a fonte de sua força.


Por exemplo, se alguém tem uma capacidade excepcional de perceber e entender com clareza os sentimentos de outra pessoa; ou se adora conhecer pessoas novas e conquista-las; ou se tem facilidade incrível de transformar pensamentos em ações, de forma imediata, geralmente acredita que isso não se trata de uma aptidão valiosa.


Mas quando se lembra de quantas conquistas obteve usando esses comportamentos inatos, percebe que possui uma vantagem. A partir de então, pode tomar posse do que já detém e, com a ajuda de um coach de pontos fortes, praticar, refinar, aumentar a capacidade de fazer algo que já faz bem. Pode aprimorar o talento direcionando-o para realizar outras conquistas. Pode transformar o talento em ponto forte.


Conforme definição da Gallup ponto forte é “a capacidade de fornecer um desempenho quase perfeito consistentemente, em uma tarefa específica”.

Pontos fortes se desenvolvem com investimento de estudo e tempo nos talentos. É pensar quais novos conhecimentos se deve adquirir para ser ainda mais eficaz.


A ideia é fazer mais daquilo que já é muito bom. É usar esses talentos para produzir resultados positivos todos os dias. É alcançar maior entendimento para refinar seus talentos.

Mas transformar um talento em ponto forte exige prática, mediante trabalho duro, igual ao necessário para fortalecer os músculos do corpo, por exemplo.


Não é tarefa fácil porque estamos acostumados em nos concentrar em nossas deficiências, no lugar de salientar nossas capacidades.


É preciso identificar cada talento, estuda-lo e, com isso, aprender a valorizar o poder e as oportunidades que ele é capaz de oferecer.


As sessões de coaching de pontos fortes ajudam na compreensão dos talentos dominantes e na motivação para colocá-los a serviço do crescimento pessoal e profissional do coachee (cliente). São momentos ricos em reflexões e autoconhecimento que o fortalece para futuras ações.

"A sensação de empoderamento é consequência inevitável, pois o foco está em se falar mais sobre forças já existentes do que em fraquezas. Essas devem ser apenas administradas e não ressaltadas."

Por meio do coaching de pontos fortes gera-se autoconhecimento profundo e acelerado, pois é criada uma atmosfera positiva em que a pessoa se sente mais capaz.



 



PRODUTOS

NOSSOS SERVIÇOS

  • Disponível online

    Agende sua terapia com o profissional.

    200 Reais brasileiros
  • Disponível online

    Agendem com o Especialista.

    350 Reais brasileiros

LEITURA

bottom of page