DISC INTERPESSOAL
Sem Título-1.png

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

_edited.png

“Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como nós somos”

Pesquisas recentes apontam que pelo menos 60% empresas perdem negócios por problemas de comunicação entre os envolvidos no negócio. Contudo, resolver questões de comunicação nas empresas, na raiz, significa resolver questões de relacionamento entre pessoas. Afinal, as empresas existem graças às pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes. São as pessoas que movimentam os negócios, articulam as informações e são responsáveis por fazer as coisas acontecerem.

E quando se trata de pessoas, um conceito torna-se muito importante: o da diversidade. As pessoas são diferentes. Mesmo no ambiente profissional, onde existem objetivos comuns, as relações acontecem entre indivíduos, cada um com suas ideias, necessidades e sentimentos, percebendo e vivenciando a realidade de maneira particular.

Nesse sentido, promover o autoconhecimento e a melhor interação das pessoas é algo estratégico para toda organização que valoriza o material humano e reconhece que desenvolver esse capital traz benefícios tangíveis para o negócio.

DISC – Teste de Perfil

Desenvolvido por William Moulton Marston em 1928 e publicado no livro Emotions of Normal Peopleo DISC é um teste de análise de perfil comportamental usado em mais de 90 países para desenvolvimento de pessoas. Com ele é possível compreender as características pessoais, comportamentais e emocionais de uma pessoa. Alguns o chamam de “manual de instruções” do perfil comportamental.

Dodecaedro-de-Competencias-Comportamentais-DISC-03.png
disco.png

Uma vantagem do modelo DISC é que em seus resultados há uma seção especialmente dedicada às habilidades de liderança. Neste relatório são analisados fatores como comunicação geral, estilo de tomada de decisão, estilo de apresentação, administração e planejamento do tempo, resolução de problemas, cumprimento de prazos, dentre outros fatores.

Com esta ferramenta é possível melhorar os relacionamentos entre líder e liderado, avaliar a compatibilidade do profissional com determinadas equipes, selecionar candidatos para cargos de gestão ou ainda identificar competências para desenvolvimento em treinamentos.

INTRODUÇÃO AO DISC

O DISC é um teste psicológico baseado no modelo de comportamento humano mais simples e preciso que existe hoje, que agrupa 4 padrões comportamentais comuns encontrados universalmente em todas as pessoas, representado por 4 cores, que as pessoas usam como uma linguagem compartilhada para se relacionarem e comunicar melhor entre si, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Todas as pessoas, independentemente da idade, etnia, cultura, país ou gênero, compartilham características comportamentais similares. Alguém que você conhece pode ser falante, social e expansivo, enquanto outra pessoa pode ser quieta, tímida e metódica. Esses traços comportamentais podem fazer com que a interação com alguém parecido com você seja fácil, mas trabalhar com alguém diferente pode ser complicado, desafiador e até exaustivo, principalmente se você precisa trabalhar com essas pessoas.

Nós não temos apenas um fator. É a intensidade das quatro dimensões que nos torna únicos e determina nosso perfil, incluindo a pontuação alta e baixa.

O DISC permite às pessoas se desenvolverem individualmente e entenderem seu próprio estilo de comunicação e como se relacionar com outros de forma mais efetiva.

Ele se baseia em um conjunto de perguntas e respostas, geralmente com 25 perguntas ou mais, e 4 alternativas para cada pergunta.

O objetivo desse teste é identificar os traços determinantes do perfil de cada pessoa de modo que ela possa compreender-se melhor e aprimorar-se onde houver necessidade.

Segundo o DISC, há quatro fatores determinantes no comportamento humano:

Pessoa visionária e que busca desafios, com ênfase em atingir resultados, competitividade e confiança.

Pessoa entusiasmada, otimista e que gosta de colaborar, com ênfase em influenciar e persuadir outros e na espontaneidade.

Pessoa calma e humilde, com ênfase na cooperação, sinceridade e lealdade.

Pessoa independente e objetiva, com ênfase na qualidade, precisão, organização e competência.